O 10 Fórum Social Mundial (FSM) tomou conta das ruas do Centro de Porto Alegre ontem, em passeata que reuniu mais de 10 mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar, e marcou o começo do evento internacional. A marcha saiu do Largo Glênio Peres em direção ao Gasômetro pouco antes das 17h30min e mostrou a cara do FSM: o colorido das bandeiras e faixas dos movimentos sociais, a diversidade religiosa e de gênero, sons de diferentes tribos e manifestantes unidos em prol dos mais variados temas da atualidade.
Nesta edição, a proposta é fazer uma reflexão sobre os 10 anos do evento, que nasceu em Porto Alegre. Até sexta-feira, a capital gaúcha e cidades da região Metropolitana serão palco de debates envolvendo economia, saúde, educação, política, meio ambiente, entre outros assuntos. Durante a marcha, outros assuntos como o pré-sal, preconceito étnico, defesa das estatais e a cultura de paz também foram tratados pelos manifestantes.
O ato público foi ganhando adesão ao longo do percurso. Nas sacadas, janelas e calçadas, o público saudou os manifestantes e muitos aproveitaram para fazer reivindicações. Sob um calor de 33 graus, a marcha fez uma parada no viaduto da Borges de Medeiros, onde houve uma divisão: parte dos manifestantes se dirigiu ao Largo Zumbi dos Palmares, para a 2 Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa, e o grande grupo seguiu ao Gasômetro.
O ato teve desde rezas até samba, axé e hip-hop. "O mundo se reuniu de novo em Porto Alegre. É tempo de fazer uma reflexão sobre os 10 anos do FSM e alicerçar o futuro", afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), Celso Woyciechowski. Na orla do Gasômetro um grande palco esperava a chegada da marcha, que culminou com apresentações musicais. Para hoje, as atenções estarão voltadas para a presença do presidente Lula. Ao todo, serão 500 atividades durante cinco dias, sendo 300 só na Capital.
AGENDA DESTA TERÇA-FEIRA
9h às 12h - "A conjuntura política hoje". Armazém 6 Cais do Porto, Capital.
9h às 12h - "A conjuntura social hoje". Armazém 7 do Cais do Porto, Capital.
9h às 13h30min - Seminário internacional 10 Anos Depois: desafios e propostas para um outro mundo possível. Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
16h30min - Painel Juventude e Trabalho, com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Sede administrativa da Prefeitura de Esteio.
18h30min - Presidente Lula e chefes de Estado da América Latina promovem diálogos com ativistas e organizações sociais. Gigantinho, em Porto Alegre.
À tarde - 2 Reunião Mundial Pública da Cultura. Realizada no Teatro Municipal de São Leopoldo.
À tarde - painel temático Direito e Justiça, do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Faculdade EST, em São Leopoldo.
À tarde - Painel Educação para uma Vida Sustentável. No Parque do Imigrante, em Sapiranga.
À tarde - 3 Encontro Nacional das Agendas 21 locais. Na Câmara Municipal de Gravataí.
À noite - Shows com Mutantes, Nação Zumbi, Victor Culanys e Flutuantes. Parque Eduardo Gomes, em Canoas.
À noite - Shows de Eliades Uchoa, Liliana Herero, Quartchêto, Raul Ellwanger, Adriana Deffenti e Fernanda Kruger trio. Praça 20 de Setembro, S. Leopoldo.
(Correio do Povo, 26/01/2010)