Equipe de policiais de elite faz a segurança nas operações de fiscalização. Grupo está autorizado a trabalhar no Pará, Rondônia e Maranhão
As fiscalizações do desmatamento na Amazônia poderão contar com o apoio da Força Nacional de Segurança por mais 90 dias. Uma portaria publicada nesta sexta-feira (22/01) no Diário Oficial da União autoriza a prorrogação da atuação dos policiais de elite para dar apoio a operações realizadas no Pará, Rondônia e Mato Grosso – estados que lideram o ranking de devastação da Amazônia.
A Força Nacional de Segurança é formada por policias federais e estaduais treinados pelo Ministério da Justiça. O grupo atua apenas em ocasiões especiais, como na segurança dos Jogos Panamericanos e na contenção de rebeliões em presídios. Na Amazônia, o número de homens em ação depende do perigo a ser enfrentado pelas equipes de fiscalização.
Desmatamentos, queimadas e notícias sobre toda a Amazônia Legal podem ser encontradas no mapa interativo Amazônia.vc, que também permite a internautas protestar contra a destruição da floresta.
(Globo Amazônia, 22/01/2010)