Dos pontos aprovados, 14 são na orla e quatro em rios usados para lazer. No total, 48 locais foram avaliados
O número de praias próprias para banho no Paraná passou de dez, na semana passada, para 18, nesta semana, segundo boletim divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A comparação também é positiva em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas oito pontos eram próprios para banho no litoral. No total, 48 locais foram avaliados. Dos pontos aprovados pelo IAP, 14 são na orla e quatro em rios usados para recreação.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, cada um dos pontos impróprios representa 200 metros de interdição - 100 metros à esquerda e 100 metros à direita das placas indicativas. Outro fator importante apontado pelos técnicos que monitoram a balneabilidade nas praias é que, desses, apenas sete apresentaram índices de coliformes fecais superiores a 800 para cada 100 mililitros de água do mar. O parâmetro é estipulado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Para um local ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados devem ser positivos - ou seja, o resultado de quatro das cinco análises amostradas pode apontar a presença de até 800 bactérias a cada 100 mililitros de água. Para ver a íntegra do boletim, acesse o site do IAP .
(G1, 24/01/2010)