Apesar de o Estado chileno ter uma obrigação assumida frente à CIDH da OEA por acordo amistoso no conflito Ralco de não construir novos projetos de represas hidrelétricas nos Altos do Bio Bio, um novo projeto, desta vez da Colbún, sócia da Endesa, ameaça o território Pewenche de afetar um espaço de enorme significado cultural, religioso e espiritual não só para as famílias do PewenMapu, mas para todo o Povo Mapuche.
O lugar situado na localidade de Angostura se chama Kuel, lugar de alto interesse religioso e espiritual, antigo centro cerimonial. Diversos são os antecedentes que o confirmam e que foi motivo de vários estudos científicos, arqueológicos, antropológicos, históricos. Não só o lugar em si tem essa relevância, além disso, as imediações apresentam uma série de construções, caminhos, escadas de pedra milenares em suas imediações.
Em dezembro, a Comissão Nacional de Meio Ambiente (Conama), acolheu a tramitação do Recurso de Reclamação apresentado pela Iniciativa Ambiental Aguas Libres e afetados diretos pela possível construção da Central Hidroelétrica Angostura.
Os aspectos mais relevantes do recurso apresentado reclamam assuntos que concernem à "Qualidade Indígena da População Afetada", à "Qualidade Indígena das Terras Afetadas" e ao Relatório número 30/04, Petição 4617/02, que contém a "Solução Amistosa" de 11 de março de 2004, subscrita ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, os quais se consideram não foram ponderados devidamente no estudo apresentado pela geradora elétrica Colbún.
(Adital, com informações de Mapuexpress e No más represas, 21/01/2010)