Santa Maria realiza a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária. Evento volta ao Estado, onde teve início
Começam nesta sexta-feira o 1 Fórum Social Mundial e a 1 Feira Mundial de Economia Solidária. Os eventos pretendem colocar Santa Maria no centro das discussões sobre alternativas organizadas para a crise mundial e reafirmar a cidade como polo de organização e espelho de novas práticas para a América Latina e o mundo. Além disso, os eventos internacionais também fazem parte das comemorações dos dez anos do Fórum Social Mundial, que já possui mais de 40 agendas programadas, em diversos continentes, ao longo deste ano. Os eventos em Santa Maria serão realizados até domingo, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos. As atividades se iniciam em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 8h, onde haverá concentração para saída da Marcha Mundial por Paz e Justiça Social. A caminhada passará no Parque da Medianeira, seguindo em direção ao Palco Central do território do Fórum Social.
Após um Ato Mundial por Paz e Justiça Social, serão abertos oficialmente os eventos, com a presença de representantes de todos os continentes, autoridades e trabalhadores da Economia Solidária. A programação, incluindo seminários, debates, atividades autogestionadas, oficinas, exposição e comercialização de produtos, será desenvolvida durante os três dias. Durante o Fórum Social de Economia Solidária, acontecerão seminários e debates, divididos em cinco eixos e realizados simultaneamente sob toldos de lona, no Parque da Medianeira. Cada espaço das discussões terá o nome de um continente do mundo, fazendo referência ao caráter universal do FSM e da feira específica.
O seminário Construindo um Sistema Financeiro Solidário ocorrerá no espaço Europa. Já o Educação, Cultura, Economia Solidária: Perspectivas para um Outro Modelo de Desenvolvimento, será no espaço África. O seminário Construindo uma Integração Solidária Internacional acontecerá no espaço denominado Ásia.
O encontro com o tema Construindo Produção, Comercialização e Consumo Solidários ocupará o espaço Oceania. O seminário Construindo uma Soberania Alimentar, Nutricional e Sustentável terá debates no toldo América.
(Correio do Povo, 22/01/2010)