As ações do Projeto Sema Verão Legal RS, que integra o Programa Verão Legal RS 2010 do Governo do Estado, serão promovidas em Capão da Canoa no próximo final de semana, dias 23 e 24 de janeiro. Destinado ao público infantil, o Projeto Estação das Águas, promoção da Corsan que conta com a parceria da Sema, faz a alegria da criançada em todas as edições do evento.
Entre as atrações constam atividades que fazem com que as crianças aprendam a respeitar o ambiente brincando. As atividades ocorrerão a partir das 10h ao lado da Casa de Governo, junto ao Baronda, e contarão com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Berfran Rosado, e autoridades locais. Durante as ações, são distribuídos materiais informativos sobre mata ciliar, resíduos sólidos, além de lixeiras para carros.
Mas não são só os pequenos que se divertem nas atividades promovidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente no Litoral gaúcho durante o veraneio. Os pais ou responsáveis pelas crianças também podem participar de atividades de educação ambiental e de oficinas de plantio de mudas nativas indicadas para a reposição da mata ciliar da região litorânea. As oficinas são ministradas por servidores do Horto Florestal do Litoral Norte.
Segundo a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lilian Zenker, o projeto tem o licenciamento ambiental, a balneabilidade, os resíduos, a biodiversidade, os recursos hídricos, a vegetação ciliar e as dunas como temas prioritários. Para Lilian, por intermédio da educação ambiental é possível informar com o objetivo de manter as praias limpas, sem garrafas PET, latas, espigas de milho, bitucas de cigarro, entre outros tantos materiais que normalmente são jogados nas areias e que devem ter o destino correto para manter o ambiente limpo.
No último final de semana, dias 16 e 17 de janeiro, o Projeto Sema Verão Legal RS esteve em Arroio do Sal e reuniu aproximadamente 650 pessoas. Durante as atividades, que contaram com o prestígio do prefeito Luciano Pinto da Silva e do vice Affonso Angst, foram distribuídas 200 mudas de espécies nativas.
(Sema, 21/01/2010)