Representantes do Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) assinaram nesta quarta-feira a ordem de início do plano regional integrado em resíduos sólidos. O trabalho será realizado pela empresa Sanetal Engenharia e Consultoria, no prazo de oito meses. A previsão de início das atividades é ainda para o mês de janeiro.
De acordo com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a assinatura do contrato de serviço recupera o entusiasmo do consórcio. "Este projeto construirá uma estratégia para o desenvolvimento de galpões e aterros sanitários, o que resolverá o problema da região para os próximos cinco anos", prevê.
O prefeito salientou o programa de educação ambiental já está em 60% concluído, e que as comunidades e municípios estão aderindo ao avanço do trabalho. "Temos também o plano de bacia hidrográfica, que teve um diagnóstico extraordinário, através de um levantamento, deu uma nova perspectiva inclusive na questão de investimentos", finaliza.
Para o engenheiro sanitarista, diretor da Sanetal, Eduardo Ribeiro, o projeto irá elaborar um plano juntamente com os 22 municípios que participam do consórcio. "O trabalho será dividido em etapas, como a elaboração do plano, o diagnóstico, prognóstico e um relatório que será encaminhado para o Fundo Nacional de Meio Ambiente", conclui.
O consórcio Pró-Sinos foi criado a partir da tragédia ambiental de 2006 no Rio dos Sinos, com a mortandade de 80 toneladas de peixes. Foi o primeiro consórcio público implantado com base na lei Nº 11.107. A bacia do Rio dos Sinos abrange 32 municípios, numa população total de 1,3 milhão de habitantes. O consórcio é integrado atualmente por 22 municípios.
(Jornal VS, 21/01/2010)