A Câmara Municipal aprovou a realização do financiamento de US$ 100 milhões para os Portais da Cidade, projeto da prefeitura que pretende melhorar o transporte público na Capital. Segundo o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, o novo sistema de transporte e mobilidade tem condições de começar a ser implantado no primeiro semestre de 2010. A conclusão está prevista para 2013. Os Portais integra o conjunto de obras para a Copa de 2014. O custo total é de US$ 210 milhões, incluindo a participação de investidores privados e contrapartidas da prefeitura.
Como funcionará os Portais
O projeto consiste em um sistema de transferência integrada, em que as linhas procedentes dos bairros e da Região Metropolitana chegarão aos terminais no entorno do Centro.
O projeto prevê a construção de três grandes portais:
1 Cairu, na confluência com a Av. Farrapos)
2 Princesa Isabel, no bairro Azenha
3 Zona Sul, nas proximidades do estádio Beira-Rio).
Nos terminais, os usuários farão essa transferência para uma linha exclusiva, utilizando veículos articulados, mais rápidos e menos poluentes, que farão a conexão entre os Portais e os outros pontos de embarque e desembarque, circulando por corredores exclusivos.
Os ônibus circularão a cada 1min30s, nos horários de pique, e até 4min, nos outros horários. O novo sistema vai reduzir, estima a prefeitura, o impacto das 33 mil viagens/dia de ônibus ao Centro. A ocupação dos coletivos até o destino final não chega a 30%.
(Zero Hora, 21/01/2010)