Agência geológica dos EUA havia inicialmente medido 6,1. Tremor assustou os haitianos, mas não causou novas vítimas
Um tremor de magnitude 5,9 atingiu o Haiti nesta quarta-feira (20/01), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.
O abalo ocorre oito dias depois que um tremor de magnitude 7 devastou o país, matando ao menos 75 mil pessoas, ferindo 250 mil e deixando um milhão de desabrigados, destruindo a capital, Porto Príncipe. O novo terremoto provocou pânico entre os haitianos acampados em barracas nas ruas da capital, Porto Príncípe. Prédios já abalados pelo tremor do dia 12 ruíram, segundo testemunhas.
O tremor ocorreu às 6h03 locais (9h03) de Brasília, segundo a agência americana, e havia sido inicialmente avaliado como de magnitude 6,1. O epicentro está a 60 km a oeste-noroeste da capital, Porto Príncipe, e a 42 km da cidade de Jacmel, e a uma profundidade de 9,9 km. Não houve alerta de tsunami.
Ainda não há relatos de novas vítimas, mas equipes da ONU vasculharam a capital para apurar se o terremoto machucou mais gente.
Susto
De Porto Príncipe, o jornalista Fabiano Andrade, da rádio CBN, informou que o novo tremor foi "leve, mas suficiente para assustar os militares brasileiros". Segundo ele, na base militar brasileira o tremor não provocou estragos, mas as consequências no resto do país ainda eram desconhecidas.
Prédios na capital que já haviam sido abalados pelo tremor do dia 12 desabaram, segundo a agência de notícias Efe.
Na cidade de Petionville, próximo à capital, jornalistas da France Press disseram que o novo tremor foi sentido durante 10 segundos. Temendo novos abalos, milhares de pessoas têm dormido nas ruas de Porto Príncipe desde a tragédia.
(G1, 20/01/2010)