A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de aprovar a extensão de escopo da Certificação ISO 9001 para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Desta vez foi para a Coleta, Condução e Manutenção das redes de Esgoto. O Dmae já possui a ISO para os seus processos relativos à Gestão da Água.
Na prática, isso significa cada vez mais qualidade na prestação dos serviços de água e esgoto em Porto Alegre. O Dmae também já conquistou o prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), nas categorias medalha de bronze, troféu bronze e troféu prata, este último obtido no ano passado.
Segundo a Diretora da Divisão de Esgoto, Magda Granata, uma certificação como a ISO 9001 só reforça a importância que o processo de Coleta, Condução e Manutenção das redes de esgoto tem para a cidade, assim como demonstra o nível de adesão do Dmae à causa ambiental.
O líder do processo de certificação, Alessandro Sippel, disse que os objetivos das ações da Divisão de Esgoto estão ficando mais claros e se aliando a uma visão mais ecológica, permeando todas as camadas de servidores até aqueles que tem maior contato com os usuários. Para a coordenadora do Sistema de Gestão do Dmae, Elisete Silva dos Santos, a conquista foi resultado do empenho das equipes. "Vencemos esse desafio graças ao comprometimento, ao apoio e à motivação de todas as equipes envolvidas com a certificação", afirmou.
Em dezembro deste ano, a ABNT deverá visitar o Dmae para auditar outra extensão de escopo, o Tratamento de Esgoto.
(Prefeitura de Porto Alegre, 20/01/2010)