A chuva que atingiu Porto Alegre ontem provocou vários transtornos. A pior situação ocorreu na área central. Na Praça da Matriz, um imenso e velho jacarandá tombou em cima de seis veículos estacionados na área azul, nas proximidades do Memorial do Ministério Público. A árvore caiu sobre um Meriva, um Nissan Sentra, um Fiat Siena, um Fiat Uno, um Ford Fiesta e um Fiat Palio.
Os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram mobilizados, mas não havia ninguém nos automóveis. Quem caminhava nas imediações não ficou ferido. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) removeram o tronco e os galhos, cortados com serra elétrica. O trânsito no local ficou bloqueado, sendo necessária a presença de agentes da EPTC.
Um dos carros mais destruídos foi o Meriva, que teve perda total ao ser esmagado pelo pesado tronco do jacarandá, que estava oco por dentro e preenchido com cimento e tijolos. O dono do veículo é Verildo Angelo Zanin, assessor do deputado estadual Francisco Appio, que se encontrava na Assembleia no momento do desabamento da árvore. "Deixei o carro por volta das 10h", recordou. A destruição não poupou também o Nissan Sentra e o Fiat Siena. O Fiat Uno e o Ford Fiesta foram danificados sobretudo no teto. O Fiat Palio recebeu o impacto só dos galhos, não sendo tão grandes os danos.
O construtor Erli Ignácio da Silva, proprietário do Fiesta, contou que estava no prédio onde realiza uma reforma quando desceu para atualizar o tíquete de estacionamento. "Ouvi um grande estrondo", lembrou, acrescentando que viu em seguida o seu carro coberto pela árvore. Alcimar Ceolin, dono de uma indústria de cartões comemorativos em Erechim, deixou seu Fiat Uno uma hora e meia antes da queda do jacarandá e foi visitar um cliente. Ao avaliar que poderia ter sido atingido, disse que "antes o carro do que eu".
Quem mora ou trabalha no entorno da praça reclamou dos riscos das árvores velhas existentes no local, cobertas de parasitas. Muitos revelaram que os pedidos de providências nunca foram atendidos.
Durante a manhã de ontem, na avenida Coronel Lucas de Oliveira, no bairro Mont''Serrat, um táxi ficou preso com uma das rodas em um buraco aberto na pista após ceder o asfalto.
(Correio do Povo, 20/01/2010)