A partir da segunda-feira, dia 25, até a sexta-feira, dia 29, o Fórum Social Mundial (FSM) 10 Anos Grande Porto Alegre deve reunir mais de 30 mil pessoas em quase mil atividades na Região Metropolitana.
As sete cidades que sediam o evento já estão com a programação estruturada e receberão autoridades nacionais e internacionais, além de especialistas para o debate de temas como educação, cultura, planejamento urbano e meio ambiente.
Porto Alegre utilizará as instalações da Usina do Gasômetro, dos armazéns seis e sete do Cais do Porto e do Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para receber o seminário internacional Dez Anos Depois. A conferência acontecerá todas as manhãs durante a próxima semana.
No período da tarde, os mesmos espaços, além da Câmara Municipal, serão usados para a realização de mais de 400 oficinas, das quais 100 serão destinadas ao público infantil.
À noite, a programação cultural segue com shows na prainha do Gasômetro e no Anfiteatro Pôr do Sol. A cena musical terá Renato Borghetti, Papas da Língua e Nei Lisboa.
Também no anfiteatro acontece, na terça-feira, às 18h30min, o pronunciamento dos chefes de Estado que virão a Porto Alegre. Estão confirmadas as presenças do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, do presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e do líder paraguaio, Fernando Lugo.
Em Canoas, onde ocorrerão mais de 250 oficinas, acontece a Feira Mundial de Economia Solidária, durante todos os dias do Fórum, no Parque Eduardo Gomes; e o Seminário Internacional Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas, a partir das 14h, no Salão de Atos da Unilasalle.
Novo Hamburgo será o centro do Acampamento Intercontinental da Juventude. A estrutura está localizado no distrito rural de Lomba Grande.
O espaço deve receber em torno de 5 mil pessoas e contará com uma programação com mais de 300 atividades, entre shows, debates, plenárias e oficinas.
A cidade recebe ainda, a partir de domingo, dia 22, o Fórum Mundial de Juízes, que será realizado na Fenac, às 18h.
São Leopoldo, que conta com 100 atividades, será a sede de eventos culturais, como a II Reunião Pública Mundial da Cultura, que começa na terça-feira a partir das 13h30min, no Teatro Municipal.
Na Casa Cuba, acontecem os debates sobre a América Latina.
Sapiranga concentra os eventos relacionados à educação. Na quarta-feira, ocorre a conferência Educação Popular e Políticas Públicas - Experiências Internacionais, das 9h às 12h, no Pavilhão 1 do Parque do Imigrante.
O Seminário de Economia Popular Solidária será no dia 26, das 9h às 18h, na Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí. A cidade também terá o 3º Encontro Nacional das Agendas 21 Locais, na terça-feira, e a Plenária da Marcha Mundial das Mulheres, que acontecerá na quarta-feira, às 15h, na Câmara Municipal.
Sapucaia receberá exposições e debates sobre a questão dos direitos humanos e dos mortos e desaparecidos na ditadura militar brasileira. Todas as atividades acontecem na Praça General Freitas.
A coordenação do FSM programa a utilização de linhas especiais para o deslocamento dos participantes entre as cidades que sediam o evento.
O Acampamento da Juventude terá uma linha de ônibus até a estação do Trensurb em São Leopoldo. Em Porto Alegre, a Carris irá disponibilizar linhas no chamado ‘Território do Fórum', que abrange a região Central da cidade.
(JC-RS, 20/01/2010)