O Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre sedia hoje (19/1), até as 17 horas, a Iª Conferência Municipal de Defesa Civil da Capital gaúcha, que objetiva buscar a reorganização do órgão para melhor atender aos princípios da prevenção e da assistência humanitária, bem como definir diretrizes de fortalecimento da participação da sociedade no planejamento, gestão e operação no sistema municipal. A abertura dos trabalhos contou com as presenças do prefeito José Fogaça e do presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), que enfatizaram a importância da Conferência para que se discutam regras e procedimentos preventivos, além da assistência humanitária que deve ser realizada após o fenômeno inesperado.
“Quando, em 2005, houve o incêndio da Vila dos Papeleiros, em menos de 24 horas depois as 120 pessoas desabrigadas já estavam em local seguro graças a nossa Defesa Civil”, lembrou Tessaro, ao esclarecer que várias são as secretarias envolvidas nesse tipo de ação que fica sob a coordenação da Defesa Civil. O prefeito defendeu a ideia de que cada vez mais as comunidades devem estar preparadas e prontas para enfrentar essas adversidades climáticas que estão se tornando frequentes. “Os fatos no mundo, nos estados e nas cidades estão nos ensinando que é necessária a sólida consciência comunitária”, disse ele, usando o exemplo do terremoto no Haiti, que está deixando de receber mais alimentos e assistência por falta de organização comunitária e logística local.
Também participaram da abertura oficial da Conferência o coronel Léo Antonio Bulling, coordenador da Defesa Civil em Porto Alegre, o tenente coronel Altair de Freitas Cunha, comandante do Corpo de Bombeiros da Capital, o major André Luiz Nickéle Córdova, representante da Casa Civil, e alunos do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar da Capital.
(Por Ana Maria Madeira, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 19/01/2010)