Depois do ultimato da Prefeitura de Santa Maria na última semana, por meio da Secretaria de Proteção Ambiental, à PRT, a coleta de lixo parece aos poucos estar voltando à normalidade. Os fiscais voltaram às ruas ontem e conferiram que o serviço voltou a ser realizado nos pontos denunciados pela comunidade.
Na última semana, a Secretaria havia realizado vistoria na sexta-feira e conferido os principais pontos de reclamações dos moradores. Uma equipe dessa pasta fez a inspeção em algumas regiões da cidade para conferir como estava o serviço. Os funcionários puderam constatar as péssimas condições dos locais. Na Vila Schirmer, Residencial Lopes, Vila Oliveira, Parque Pinheiro Machado e o PAR da Rua Venâncio Aires, recipientes apresentavam montanhas de lixo e a proliferação de insetos.
O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, se reuniu com a direção da PRT na quinta-feira passada e exigiu a regularização dos serviços em dois dias, e prometeu cobrar o cumprimento das cláusulas do contrato com rigor.
Durante esta segunda-feira, a Secretaria recebeu apenas uma reclamação sobre a coleta, que foi feita posteriormente. A linha verde atende pelo telefone 3921 7151 e recebe reclamações de questões Ambientais.
Prefeitura de volta às ruas
Em uma nova vistoria realizada ontem, os fiscais Secretaria de Proteção Ambiental percorreram diversos pontos da cidade e concluíram como positiva a ação da empresa contratada.
Segundo o secretário Luiz Alberto Carvalho, o trabalho da prestadora está de acordo com as normas estabelecidas, porém continuará sendo fiscalizado severamente. “Percorremos os pontos mais críticos da cidade e verificamos que o trabalho da PRT foi normalizado nesta segunda-feira. Mas continuaremos acompanhando as ações, para evitar que novas ocorrências sejam registradas na cidade”, afirmou.
(A Razão, 19/01/2010)