Meteorologia calcula volume de chuva superior à média do mês em um dia e rajadas de até 126 km/h
Um ciclone extratropical deve se formar na costa do Rio Grande do Sul hoje e deve provocar novas tormentas sobre o território gaúcho. A reviravolta no tempo ocorre desde a madrugada e o início da manhã, com fortes temporais acompanhados de rajadas de ventos que poderão superar os 100 km/h.
As regiões centro e sul do Estado deverão ser as mais atingidas. Segundo a Somar Meteorologia, entre Encruzilhada do Sul e Canguçu o vento pode ultrapassar 126 km/h. Nessas regiões, o potencial para destelhamentos de casas e queda de granizo é grande. O risco põe em alerta a Defesa Civil. Ontem, o Estado teve uma amostra da fúria do vento: rajadas atingiram 129 km/h em Passo Fundo, mas sem causar estrago.
A chuvarada também promete ser intensa, passando dos 60 milímetros na maior parte do Estado. Na região de Alegrete, na Campanha, o volume de água poderá atingir 200 milímetros em 24 horas, o correspondente a um terço a mais do que a média de todo o mês. No entorno de Rosário do Sul, na Campanha, há a previsão de 100 milímetros. O ciclone se afasta rapidamente em direção ao oceano a partir de amanhã, diminuindo a intensidade das chuvas na maior parte do território gaúcho.
Em consequência da grande quantidade de nuvens carregadas, a temperatura promete cair em todo o Rio Grande do Sul. Para a Região Metropolitana, a máxima será de 25°C, bem diferente de ontem, quando a temperatura alcançou 35,9°C em Campo Bom, no Vale do Sinos. O aumento da umidade ampliou a impressão de calor. De acordo com a Central de Meteorologia, em Porto Alegre, Santa Maria e São Gabriel a sensação térmica chegou a 40°C.
Enquanto o Estado se prepara para novas tormentas, cidades ainda buscam se recuperar dos últimos temporais. Em Caxias do Sul, o dia foi de trabalho em um posto de saúde, que ainda estava alagado em função da chuvarada de fim de semana.
(Zero Hora, 19/01/2010)