A partir de segunda-feira, por cinco dias, seis municípios da Região Metropolitana vão abrigar evento
Shows nacionais, intelectuais de renome, presidentes ou candidatos a presidente e até a brisa na área rural de Novo Hamburgo. Com um cardápio diversificado de atividades, seis prefeituras da Região Metropolitana reforçam suas atrações para conquistar os participantes do Fórum Social Mundial, que se inicia na segunda-feira e vai até o dia 29.
Como o Fórum deste ano não será concentrado em Porto Alegre como ocorria nas versões anteriores, o público será móvel. Ou seja, os participantes vão peregrinar entre as seis cidades de acordo com seus interesses durante os cinco dias de evento.
Para garantir o sucesso das programações organizadas em cada município, será preciso vender bem o peixe. Canoas, por exemplo, está investindo R$ 500 mil, com apoio do Ministério da Cultura, em quatro noites de apresentações nacionais. A prefeitura também prepara a impressão de 100 mil cópias de sua programação. Segundo o assessor especial de relações internacionais da prefeitura, Eduardo Mancuso, a intenção é divulgar as 230 atividades previstas para a cidade.
São Leopoldo resolveu apostar em estrelas da política, como a senadora e candidata à Presidência Marina Silva (PV-AC). São esperadas também as presenças do presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e do vice-presidente boliviano Álvaro García Linera.
A diretora de relações internacionais da prefeitura, Vera Martins, explica que Linera foi convidado por ser responsável por incluir na Constituição temas relacionados ao respeito à cultura indígena em seu país. A iniciativa gerou desconforto entre as outras prefeituras, uma vez que havia sido combinado que os convites a autoridades estrangeiras seriam feitos apenas pela Presidência da República.
– A proposta era reunir os chefes de Estado num único dia para não dispersar. Acertamos com Luiz Dulci (da Secretaria-Geral da Presidência) que isso seria feito por lá. Não sei qual foi a articulação feita por São Leopoldo – diz um representante de outra cidade.
Ontem, a prefeitura de Porto Alegre lançou sua programação oficial. Para a Capital, o seminário internacional “Dez anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível” será a grande atração por concentrar a cúpula do Fórum. Já Novo Hamburgo quer concentrar os participantes no Acampamento Internacional da Juventude. Ontem, a assessora de relações institucionais da prefeitura, Lorisete Dias, acompanhava os preparativos na área:
– Lomba Grande dará condições para as pessoas permanecerem no local. É um lugar com muita natureza e um ventinho bom. Esse é o grande diferencial que temos para oferecer.
Evento diferente
- De 25 a 29 deste mês, os gaúchos vão acompanhar um Fórum diferente. As atividades não estarão mais concentradas só na Capital como em edições anteriores.
- Esse modelo de Fórum sem um centro único não é novo, mas é a primeira vez que ocorre no Estado.
- Por questões de planejamento e custos, um grande evento centralizado tem sido realizado a cada dois anos. Nos intervalos, a organização optou por montar Fóruns menores e espalhados pelo planeta.
As apostas
CANOAS
- Vai ser a cidade dos shows. A prefeitura administrada por Jairo Jorge (PT) investiu R$ 500 mil para ter grandes apresentações ao longo da programação composta por 230 atividades. Vão passar por Canoas Mutantes, Nação Zumbi, Chico César, Tom Zé, Daniel Drexler e Racionais MCs.
GRAVATAÍ
- Vai ter os esforços concentrados na Marcha Mundial pelas Mulheres e em dois seminários sobre economia popular solidária e questões ambientais, nos dias 26 e 27. Por não ter ligação via trensurb, terá reforço no transporte por ônibus.
NOVO HAMBURGO
- Tem como principal atrativo o Acampamento Internacional da Juventude, um símbolo da efervescência do Fórum. A meta é receber cerca de 5 mil pessoas na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, na área rural. Os organizadores, porém, não querem apenas um dormitório. Haverá programação diária no local.
PORTO ALEGRE
- Vai ser a capital dos presidentes. Espera reunir no dia 26, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, Lula, José Mujica (presidente eleito do Uruguai), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela) e Fernando Lugo (Paraguai). Apenas os três primeiros estão confirmados.
SÃO LEOPOLDO
- Quer ser a sede cultural do evento. Na Reunião Mundial Pública da Cultura, são esperados secretários da área de vários países, o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera. Já a Casa Cuba vai trazer o músico Eliades Ochoa, do grupo Buena Vista Social Club.
SAPIRANGA
- Vai realizar 19 seminários focados em educação e desenvolvimento sustentável, entre os dias 26 e 28. Uma estrutura coberta com mais de 5 mil metros quadrados abrigará atividades culturais e estandes de editoras. Entre os convidados, está a ativista política Lilian Celiberti (Uruguai).
(Por Leandro Fontoura, Zero Hora, 19/01/2010)