Usina, localizada em Juiz de Fora, está fase de testes para otimização; operação é inédita no mundo
A Petrobrás nesta terça-feira (19/01), em cerimônia com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a conversão da usina termelétrica (UTE) de Juiz de Fora para operar com etanol. A usina, que faz parte do parque gerador da petrolífera, operava apenas com gás natural e agora é bicombustível. Inédita no mundo, a operação com etanol, iniciada em 31 de dezembro, encontra-se em testes para otimização.
Com isso, a companhia pretende flexibilizar seu parque gerador, que tem capacidade instalada de 7.028 megawatts (MW). São 14 termelétricas a gás natural (5.820 MW), 12 a óleo (892 MW) e 15 pequenas centrais hidrelétricas - PCHs - (316 MW).
Instalada no Distrito Industrial de Benfica, em Juiz de Fora (MG), a usina tem duas turbinas aeroderivadas GE LM 6000, fabricadas pela General Electric (GE), e capacidade total instalada de 87 MW. Está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e tem contratos de fornecimento de energia até 2020. Uma dessas turbinas, com capacidade instalada de 43,5 MW, foi adaptada para utilizar também o etanol.
A conversão da turbina consistiu na troca da câmara de combustão, de dois bicos injetores e na instalação de equipamentos periféricos (sistema de recebimento, tanques, bombas e filtros) que permitem o recebimento, o armazenamento e a movimentação do etanol para a turbina.
A nova câmara de combustão foi desenvolvida pela GE especialmente para uso de etanol e gás natural. A instalação dos equipamentos foi realizada no Brasil, na Oficina de Turbo Máquinas da Petrobras, em Macaé (RJ). Cerca de 90% dos materiais e equipamentos para a infraestrutura de recebimento, armazenagem e transferência do etanol para a turbina são nacionais. Em relação aos equipamentos adquiridos para conversão da turbina, o porcentual é de 5%.
(Agência Estado / Estadao.com.br, 18/01/2010)