A licença ambiental inicial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá ser concedida em fevereiro pelo Ibama, informou nesta segunda-feira (18) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
"A expectativa é que no início de fevereiro seja resolvido, porque os grandes problemas ambientais foram sendo resolvidos durante o processo de licenciamento", explicou Minc a jornalistas após assinatura entre a Petrobras e a Gás Verde para uso do gás produzido no Aterro de Gramacho, no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Minc, o projeto original de Belo Monte poderia extinguir mais de 100 espécies de peixe. "O licenciamento é um processo no qual o objetivo principal é aperfeiçoar o projeto, e isso está sendo feito", disse.
Tanto o ministro como o colega da pasta de Minas e Energia, Edison Lobão, aguardavam a licença ambiental para novembro e chegaram a anunciar que isso ocorreria, o que poderia viabilizar em 2009 o leilão da usina que terá capacidade de gerar 11 mil megawatts. Sem a licença, o leilão ficou para o primeiro semestre de 2010, ainda sem data marcada.
"Faltaram vários complementos (para conceder a licença em novembro)... Os últimos complementos que a Eletrobrás deu foi na semana passada, ligados a parte de volume de água da usina", afirmou Minc, lembrando que o projeto original previa 4 usinas e o atual apenas uma.
(Reuters, Globo Amazônia, 18/01/2010)