Campanha busca conscientizar a população ribeirinha da importância da manutenção das matas ciliares e da não contaminação das águas dos rios, ou seja, a iniciativa objetiva alertar os veranistas da importância de preservar o percurso do Rio Uruguai e seus afluentes
Um grupo com cerca de 70 participantes realizou, na semana passada, a limpeza da costa do Rio Uruguai, na região de Alecrim/RS. Mais de 200 sacos, num total de 3.500kg de lixo, foram retirados dos 42km do município que são banhados pelo rio.
Esse é o quarto ano que a Emater/RS-Ascar e a Associação Municipal de Pescadores de Alecrim organizam o mutirão, que também busca conscientizar a população ribeirinha da importância da manutenção das matas ciliares e da não contaminação das águas dos rios, ou seja, a iniciativa objetiva alertar os veranistas da importância de preservar o percurso do Rio Uruguai e seus afluentes.
“Nós cuidamos do rio. O problema está naqueles que vêm acampar e deixam o lixo”, destaca Sérgio Ferreira, pescador profissional de Porto Biguá, que participou da ação. Dentre os principais objetos encontrados estão garrafas PET, roupas, calçados, embalagens de agrotóxicos, colchões, garrafas de vidro e ferros.
A preservação e a conservação dos recursos naturais integram a Frente Programática Responsabilidade Ambiental, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
(Emater/RS-Ascar/EcoAgência, 18/01/2010)