Próximo ao início do Fórum Social Mundial 10 Anos - Grande Porto Alegre, alguns ajustes ainda precisam ser feitos. A organização dos voluntários que atuarão na Capital entre os dias 25 e 29 de janeiro está atrasada em relação às outras cidades da região Metropolitana. O evento terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.
Até este sábado, havia somente 35 voluntários inscritos na Capital. O número é pequeno em relação a expectativa de público. Conforme um dos organizadores do evento e presidente da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Mauri Cruz, a estimativa é de que a cidade receba cerca de 25 mil pessoas a partir do dia 24.
Segundo ele, parte do público será proveniente de outros estados brasileiros e mesmo de outros países. Para receber estas pessoas no Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Estação Rodoviária de Porto Alegre, o trabalho dos voluntários é fundamental. Eles também atuarão na tradução de outros idiomas para o português em palestras e conferências. Por isso, o conhecimento em línguas estrangeiras é um requisito interessante, já que muitas atividades contarão com a presença de intelectuais e autoridades vindos de outras nações.
Quem tiver interesse em ser um voluntário, basta se inscrever na Usina do Gasômetro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h. Detalhes: (51) 3224 2484, ramal 245, ou pelo e-mail fsm2010@yahoo.com.br.
(Correio do Povo, 18/01/2010)