Problema observado no rio é decorrente das fortes chuvas dos últimos dias
A alteração da cor do Rio dos Sinos, que tem apresentado tons avermelhados, além de muito barro e lixo – resultado das fortes chuvas dos últimos dias – vem prejudicando o tratamento da água feito Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo e causando falta de água em três bairros. Segundo o engenheiro e coordenador de Operações do Semae, Roberto Manssur, o problema iniciado na última segunda-feira só deve ser solucionado na próxima semana.
De acordo com Manssur, o problema é semelhante ao que ocorreu no mesmo período do ano passado, quando o tratamento da água ficou mais lento devido ao aumento da turbidez (cor escura) de 30 para 1.500, conforme a medição da Unidade de Turbidez (UT). Por este motivo, o funcionamento das Estações de Tratamento 1 e 2 (ETA 1 e 2), localizadas no bairro São José e Pinheiro, está mais lento, o que vem afetando a distribuição de água em três bairros. Em alguns momentos a água chega com baixa pressão ou falta por horas.
A população prejudicada reside nos bairros Santa Teresa, Morro do Espelho e Jardim América, porque são abastecidos pela ETA 1, que precisou ser desativada por um dia, pois não conseguiu vencer o problema. "Esta estação foi criada em 1926, e por ser muito antiga não atende às necessidades de tratamento de hoje, de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.’’
Normalização da distribuição, só na semana que vem, ou até que o rio volte a ter coloração normal, o que melhora o tempo de tratamento. O processo de decantação e filtração está demorando 20% além do normal, o que deixa também mais lenta a distribuição.
(Jornal VS, 14/01/2010)