Ar mais leve do verão e redução de veículos nas ruas da cidade contribuem
No verão o ar fica mais leve e a dispersão de poluentes aumenta consideravelmente. Ou seja, a qualidade do ar melhora nos meses de calor. A afirmação é do professor do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), José Eduardo Neto. A redução da quantidade de automóveis circulando pelas ruas também contribui para deixar mais limpo o ar que se respira.
No entanto, José Eduardo explica que a emissão de poluentes não diminui, independente da época do ano. "É que os veículos não estão nas cidades no verão, mas estão em outros locais. Isso quer dizer que a emissão não está reduzindo, apenas mudou de lugar." No inverno, ao contrário do que ocorre nos dias de calor, os índices de poluentes atmosféricos aumentam.
Em Canoas, a medição do ar é feita pelo 5º Comando Aéreo Regional (Comar) diariamente. O último boletim da rede automática foi divulgado às 16 horas desta terça-feira, quando a qualidade do ar na cidade foi considerada boa. O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) ficou em 20. O único poluente que estava no ar era o ozônio, que além de provocar problemas respiratórios e o smog (nevoeiro fotoquímico), degrada tecidos e danifica plantas. O ozônio é produzido principalmente por motores. Isso inclui tanto os motores a combustão como os elétricos.
FERRAMENTA
De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o IQAr é uma ferramenta matemática usada para transformar as concentrações medidas dos diversos poluentes em um único valor que possibilita a comparação com os limites legais de concentração para os diversos poluentes (Padrões de Qualidade do Ar - PQAr).
A química Iara Brito Martins destaca que o IQAr é importante, inclusive, para a saúde pública. "A população precisa estar ciente da qualidade do ar para evitar sair às ruas em determinados períodos, quando o ar está mais comprometido, principalmente as crianças e idosos, que são mais suscetíveis", destaca. Ela comenta ainda que o IQAr serve para a fiscalização da frota de veículos nas cidades e no licenciamento de novos empreendimentos. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no site www.fepam.rs.gov.br.
(Jornal VS, 14/01/2010)