Os participantes do projeto Patrulha Ambiental Mirim tiveram nesta semana a primeira aula de educação ambiental. O tema inicial abordou a posse responsável de animais e a arborização urbana. O projeto teve início no último dia 7 de janeiro com atividades de integração entre os participante e acontece no Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), no Cassino, até o dia 25 de fevereiro. O tema dos patrulheiros neste ano é “Reciclando Atitudes”.
Na primeira parte, a veterinária e responsável técnica pelo Canil Municipal, Roberta Miranda, abordou com as crianças os cuidados com os animais e a responsabilidade de ter um animal de estimação. Segundo Roberta, o objetivo da oficina desta semana é uma tentativa de educar para conscientização para o não abandono de animais nas ruas, além dos cuidados com alimentação, higiene, saúde. A ideia é que as crianças multipliquem esses conhecimentos. No primeiro momento, eles assistiram a um vídeo e após confeccionaram um painel com frases e desenhos sobre o que aprenderam.
Roberta afirma que esse trabalho de educação deve ser ampliado em 2010 pelo Canil Municipal. A ideia é que as pessoas se conscientizem para fazer a castração de seus animais e tenham mais cuidados em relação à procriação. “Em muitos casos, as pessoas enjoam dos animais e os abandonam nas ruas. Ou ainda colocam os filhotes fora”, explica. Em 2009, o Canil Municipal formou um convênio junto à Furg e à Associação de Médicos Veterinários do Rio Grande (Anverg) para castração de fêmeas caninas. Além disso, o canil faz uma trabalho de educação para adoção de cães que são recolhidos nas ruas. Para adotar um animal, basta entrar em contato pelo telefone (53) 3236. 2871.
A menina Yanca Maciel, de 10 anos, afirma que nessa primeira aula aprendeu a não maltratar os animais e que se deve ter cuidados, levá-los para passear e o mais importante: não abandoná-los. “Acho importante participar da Patrulha, porque se cada um fizer a sua parte pelo meio ambiente não haverá estragos como tempestades e tudo que acontece no mundo”, disse.
Plantio de mudas
Na segunda parte da aula, os patrulheiros receberam informações sobre a importância da arborização urbana e orientação para o plantio de mudas. O geógrafo Alexandre Alves Jacques, da SMMA, ensinou a eles que entre os benefícios da arborização urbana estão a sombra, o controle de ruídos, a absorção da poeira, a produção de oxigênio e que as árvores servem como obstáculo para os raios solares no verão entre outros.
Ele explicou também o que deve ser considerado para o plantio, como conhecer as espécies, ter em mente para que se quer essa árvore - se para sombra ou frutos, por exemplo. Após as informações, foi hora dos patrulheiros colocarem em prática o aprendizado fazendo o plantio de flores e de duas espécies de árvores nativas em um canteiro organizado pelo professor.
(Por Melina Brum Cezar, Jornal Agora, 15/01/2010)