A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapari, visitou quiosques do município, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), para orientar os donos dos estabelecimentos sobre a importância da destinação adequada do óleo de cozinha usado. Eles também foram informados sobre a criação da lei municipal 3013/2009, que obriga os estabelecimentos comerciais a destinar adequadamente esse resíduo.
Em dois dias de ação, os técnicos da Cesan e da prefeitura de Guarapari fizeram a abordagem em 87 quiosques das praias do Morro, Centro, da Cerca e Setiba, distribuindo folhetos educativos e resumos da lei 3013/ 2009. As abordagens também têm caráter educativo, pois incentivam a reciclagem do óleo de cozinha.
O “Projeto Gordura Zero” tem como objetivo diminuir o lançamento do óleo de cozinha nas redes de esgoto, evitando entupimentos e vazamentos de esgoto nas ruas, além de contribuir para maior eficiência do tratamento e preservação do meio ambiente. Em Guarapari, a Cesan atua em conjunto com o Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Regulamento dos Serviços Públicos de Água e de Esgotos da Cesan diz, em seu artigo 49, inciso IV, que não é permitido lançamento nos sistemas públicos de esgotamento sanitário de despejos que acarretem obstruções na rede. Nesse sentido, a caixa de gordura é parte importante das instalações hidrossanitárias dos imóveis, porque retém a gordura e evita que se solidifique dentro das tubulações, causando entupimento. A caixa de gordura também reduz o odor presente no esgoto e evita vazamentos na rede pública. Tanto a gordura que é recolhida na cozinha quanto na caixa não devem ser lançadas na rede pública de esgoto.
(Século Diário, 14/01/2010)