O prefeito Luís Eduardo Colombo dos Santos e os secretários de Meio Ambiente, Alexandre Melo, e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores participaram da instalação de uma torre de medição de ventos, de 84 metros, instalada na região do Passo do Pinto.
Participaram também do encontro os representantes das empresas de energia EPCOR, DGE e MML, que desenvolvem um projeto de produção de energia eólica na cidade. A partir das medições efetuadas pela torre, em 2011, um leilão vai reunir empresas interessadas em produzir energia.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, um parque de geração de energia, que a princípio poderá ter capacidade de produção de 60 a 90 megawatts, representa um avanço para o município. “Além de ser conhecido como “energia limpa”, a produção de energia através do vento não inviabiliza a produção nos locais das torres, além de ser a opção mais ecologicamente correta”, explica.
O prefeito Dudu avalia a importância de uma ação tão inovadora para a cidade. “Esta é uma torre experimental através da qual podemos vislumbrar para Bagé um grande avanço em termos de produção de energia e cuidados com o meio ambiente”, destacou o prefeito.
(Jornal Minuano, 14/01/2010)