Abigeatários levaram carne de animais da fazenda Santa Francisca
Quatro éguas e dois potros da raça Crioula foram abatidos na madrugada de ontem na fazenda Santa Francisca, em Hulha Negra, a 20 quilômetros de Bagé. Três animais foram degolados e os outros três, mortos a tiros. Os abigeatários levaram os quartos, paletas, lombo e toda a carne do pescoço de cinco equinos. Um potro ficou inteiro no campo.
O proprietário da fazenda, José Carlos Sena Rosa, contou que os assaltantes entraram no local à noite. Além dele, estavam na estância sua esposa e um empregado, mas ninguém ouviu qualquer barulho. A área de 400 hectares fica a dois quilômetros da BR 153. No local são criados ovinos, bovinos e equinos.
Sena Rosa, que também é veterinário e professor da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), calcula que tenham sido levados 900 quilos de carne e que o prejuízo seja de R$ 300 mil. "Dá vontade de chorar. Matar cavalo para levar a carne não existe, é gente sem escrúpulos", lamentou o professor.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Furto, Roubos e Entorpecentes (Defrec). O delegado regional de Polícia, Sezefredo Lopes, esteve na fazenda e informou que, por enquanto, não tem pista dos criminosos. Ele disse que, pelas evidências, tudo leva a crer que é alguém que conhecia a movimentação dos animais. Lopes acredita que a carne tenha sido levada para Pelotas.
O presidente da Associação Rural de Bagé, Eduardo Móglia Suñe, observou que surgiram muitos estabelecimentos de embutidos em Bagé e alertou a população para não comprar em locais irregulares.
(Correio do Povo, 14/01/2010)