O Instituto de Gestão das Águas e Clima, INGÁ, está implantado o Projeto Aguadas, em conjunto com nove organizações da sociedade civil vinculadas à Articulação no Semi Árido Brasileiro, ASA. O Projeto vai levar tecnologias de armazenamento e captação de água a famílias do semi-árido brasileiro.
Serão implantadas, ainda, técnicas de irrigação sustentáveis. Ao todo, 1.500 famílias serão beneficiadas. O investimento chega a R$ 8,2 milhões. A previsão do Instituto é de que até novembro sejam implantados 620 barreiros trincheiras; 322 limpezas de aguadas; 130 cisternas de enxurradas; e 33 bombas d’água populares para dessedentação de animais, em 70 municípios.
A medida vai permitir o melhor aproveitamento da água da chuva que cai durante todo o ano na região.
De acordo com o coordenador de projetos do Ingá, Roque Aparecido, as obras são de baixo custo e não apresentam impactos ambientais. ”A metodologia utilizada na execução do projeto assegura a participação ativa das famílias em todo o processo, o que possibilitará que elas conheçam melhor as características e potencialidades da região onde vivem e comecem a enxergá-la com outros olhos”, disse.
O coordenador destacou ainda a importância do aproveitamento das águas das chuvas para garantir o abastecimento nos períodos de estiagem na região.
(Por Danielle Jordan, AmbienteBrasil, 12/01/2010)