O secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Garcia, informou, na sessão representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (13/1), que parte da Praia do Lami e toda a praia de Belém Novo poderão ter sua balneabilidade liberada a partir de amanhã. O secretário garantiu que uma "equipe exclusiva" do DMLU foi destacada para remover os animais mortos e o entulho surgidos na semana passada após a enchente do Rio Jacuí, afluente do Guaíba. Também disse que será aberta licitação emergencial para a recuperação do calçadão do Lami.
Convidado pela Câmara a prestar esclarecimentos, Garcia lembrou que as praias do Lami e de Belém Novo tiveram de ser interditadas na semana passada para evitar o risco de ferimentos e contaminação. Segundo o secretário, desde quinta-feira foram encontrados 58 porcos e uma vaca mortos e há muitos resíduos na areia e na água. Disse que, devido ao risco de contaminação, a Vigilância Sanitária também está examinando a área.
Como representante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), a qual presidirá em 2010, Aldacir Oliboni (PT), destacou a importância de o Executivo "devolver a balneabilidade" das praias. O vereador lembrou que o Lami recebe até 25 mil banhistas no fim de semana, não podendo haver risco de contaminação e acidentes provocados pela presença de entulho. Devido ao grande fluxo de pessoas no balneário, Oliboni defendeu que, por medida de precaução, a unidade de saúde local fique aberta nos fins de semana.
Garcia comprometeu-se a encaminhar a reivindicação de Oliboni ao secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, e entrar em contato com o diretor do DMLU para averiguar as informações de vereadores sobre a coleta de lixo deficiente no Centro, no bairro Rubem Berta e na Vila Dona Malvina, entre outras áreas. Por fim, solicitou cópia das notas taquigráficas da sessão de hoje, na qual, além de Oliboni, manifestaram-se Dr. Raul (PMDB), Adeli Sell (PT), João Dib (PP), Luciano Marcantônio (PDT), Valter Nagelstein (PMDB), Fernanda Melchionna (PSOL), Carlos Comassetto (PT), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e João Pancinha (PMDB). O objetivo, segundo o secretário, é encaminhar as demandas apresentadas aos demais do Executivo.
(Por Claudete Barcellos, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 13/01/2010)