A Eletronorte ativou na segunda-feira uma turbina da termoelétrica Floresta, localizada em Boa Vista (RR), para fazer o abastecimento de energia local. A termoelétrica foi ativada porque a Venezuela diminuiu o fornecimento de energia importada pelo Brasil, por causa da redução do volume de água no reservatório do Rio Caroní, ao sul do país vizinho.
De acordo com a Eletronorte, não há risco do estado ficar sem energia e repasse de custos para os consumidores, pois a ativação da termoelétrica faz parte dos custos operacionais da estatal. A usina ativada é movida a diesel. O governo estuda a possibilidade de contratar o fornecimento de energia do setor privado nacional.
O Rio Caroní sofre com a estiagem provocada pelo fenômeno climático El Niño. O rio abastece o complexo de hidrelétricas Guri, que transmite cerca de 100 megawatts para Roraima. Um quinto desse total foi cortado.
Desde 2001, o Brasil importa energia venezuelana para Roraima, estado que não está interligado ao sistema nacional de energia. A energia percorre uma linha de transmissão de mais de 200 quilômetros entre Boa Vista e a fronteira com a Venezuela.
(AE, Correio do Povo, 13/01/2010)