A resolução nº 66 do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) entra em vigor nesta quarta-feira (13), com a publicação no Diário Oficial do Estado. O documento aprova o acordo sobre a retirada superficial de água da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí tendo em vista a possibilidade sempre presente de escassez de água, visando garantir o abastecimento nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada.
O assunto foi discutido e decidido em reunião do Comitê Gravataí em novembro, na qual foram estabelecidos os condicionantes do bombeamento de água para irrigação, a partir dos cursos de água superficiais. Ficou definido que o bombeamento continuado só será permitido enquanto o nível do Rio Gravataí se mantiver acima do nível de alerta, conforme a medição feita pela Corsan, que informará diariamente o nível do rio ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema e à secretaria executiva do comitê. A resolução vigora até o dia 15 de março próximo.
Para o diretor do DRH, Paulo Renato Paim, essas medidas que aliam Sema e Comitê Gravataí (usuários da água e população da bacia hidrográfica) tem garantido, mesmo em períodos de estiagem, o princípio básico da gestão de recursos hídricos, que é “um pouco de água para todos por muito tempo”.
(Ascom Sema, 12/01/2010)