Dia 22 é a abertura do Planeta no Parque 2010, com show do grupo Pequeno Cidadão, dos músicos Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Durante quatro dias, atividades ligadas a sustentabilidade, teatro infantil e contação de histórias são os destaques do evento
O movimento Planeta Sustentável preparou um presente para São Paulo no seu aniversário de 456 anos: a terceira edição do Planeta no Parque acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro no Parque Ibirapuera. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio do Santander, CPFL Energia, Bunge, Sabesp e Petrobras, o Planeta Sustentável convida os paulistanos para visitarem o mais frequentado parque da cidade. Serão quatro dias em que informação, entretenimento e conscientização se unem para dinamizar o aprendizado de práticas sustentáveis e da responsabilidade de cada um pelo impacto ambiental sobre a Terra.
Este ano o Planeta no Parque está mais interativo na mobilização da população . Os participantes serão incentivados a darem suas próprias dicas sobre sustentabilidade. Estes depoimentos serão gravados in loco e exibidos durante o próprio evento — além disso, o público pode acessar o site www.planetasustentavel.com.br/planetanoparque para assistir aos bons exemplos coletados.
Ao longo da Marquise do Parque Ibirapuera — local que abrigará o evento — o público poderá aprender com as exposições de Sustentabilidade na Prática, que abrangerão Cidadania, Consumo e uso da Água e da Energia — os pilares do Manual de Etiqueta Sustentável 2.0, lançado em setembro. O manual é o primeiro do gênero no país e traz 120 dicas para enfrentar as mudanças climáticas. Qualquer um pode ser acessá-lo: basta visitar a página na internet www.planetasustentavel.com.br/manual.
As atrações do circuito
No dia 22 (sexta-feira), às 10h, os músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, apresentam o show de seu grupo Pequeno Cidadão para crianças. O grupo surgiu da necessidade que os músicos tinham de agradar um publico muito especial: seus próprios filhos. Por isso, inspiram-se no universo infantil para criar um espetáculo com o mesmo nome, lançando mão de bonecos, animações, números circenses e um repertório que inclui diversos ritmos.
Durante as exposições de Sustentabilidade na Prática, educadores do Planeta receberão o público em três espaços de atividades ( Água, Energia e Cidadania e Consumo) equipados com painéis, totens e vídeos. Os educadores convidarão os participantes a refletir sobre o tema, enquanto os conscientizam sobre a importância dos recursos naturais e o impacto do consumo. Para conscientizar a garotada,o evento trará contação de histórias e teatro infantil com foco no tema.
Pessoas que queiram difundir os conceitos de sustentabilidade propostos pelo Planeta Sustentável poderão se tornar multiplicadores do movimento. Durante o evento receberão as instruções de como fazer sua parte, no trabalho, na escola ou no local onde vivem. “A ideia de que a sustentabilidade é construída com pequenas atitudes merece ser multiplicada por aqueles que já as têm incorporadas no seu cotidiano”, diz Caco de Paula, coordenador do movimento Planeta Sustentável.
Sobre o Planeta Sustentável
O movimento Planeta Sustentável, criado em 2007, conta com o mais completo portal sobre sustentabilidade em língua portuguesa, projetos especiais e um conselho consultivo formado por lideranças da área científica e institucional. Os membros do conselho se reúnem periodicamente para definir os rumos do movimento e cumprir o objetivo de estimular a produção e difusão de informação sobre sustentabilidade. É uma iniciativa da Editora Abril, Grupo Santander, CPFL Energia, Bunge, Sabesp e Petrobras.