Secretário-Geral disse na Assembleia Geral que há uma década o mundo se uniu para um esforço de 15 anos de combate à pobreza, fome e doenças; ele disse que o mundo precisa juntar forças para atingir as Metas do Milênio.
O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon disse nesta segunda-feira que o desenvolvimento sustentável é a principal meta das Nações Unidas em 2010. Ban apresentou à Assembleia Geral em Nova York sete prioridades estratégicas estabelecidas para a ONU este ano, entre elas também está o pacto sobre mudanças climáticas.
Esperança
O Secretário-Geral lembrou que há uma década o mundo se comprometeu para um esforço de 15 anos de combate à pobreza, fome e doenças. Ele disse que, assim como houve união para discutir as alterações do clima na Conferência de Copenhague, é preciso juntar forças para atingir as Metas do Milênio.
Ban lembrou que, há um ano, a economia mundial estava em queda livre e que hoje o cenário é muito diferente, com mercados econômicos em recuperação e crescimento em alta especialmente em países desenvolvidos. Mas ele disse que não há motivos para comemorar.
Ban Ki-moon ressaltou que muitas pessoas no mundo estão perdendo empregos e meios de subsistência e que vivem com medo de não trazer comida para casa.
Prioridades
Segundo o Secretário-Geral outras prioridades para 2010 incluem o fortalecimento das Nações Unidas, o reforço aos direitos humanos, a intensificação dos trabalhos para um mundo livre de armas nucleares, a resolução de conflitos e a capacitação das mulheres.
Em declaração a jornalistas logo após o discurso na Assembleia Geral, Ban afirmou que o investimento no desenvolvimento é crucial para o crescimento global, para a segurança nacional e para famílias em todo o mundo. Ban Ki-moon afirmou que estamos numa era de insegurança, e que a época é difícil para muitas pessoas, com muitos conflitos, e que as Metas do Milênio são muito grandes para fracassar.
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, 11/01/2010)