A capacidade dos reservatórios de hidrelétricas está quase 100% ocupada no Rio Grande do Sul. No reservatório da Usina do Passo real, no município de Salto do Jacuí, as comportas estão sendo abertas pois o nível da água está acima do limite. O rebaixamento do reservatório começou a ser feito um dia após a queda da ponte em Agudo, na RSC-287, na semana passada, devido ao grande volume de água.
Segundo o chefe da divisão de operações do sistema da CEEE, Luiz Carlos Tadielo, o rebaixamento é importante para que o reservatório tenha capacidade de absorver uma nova cheia, caso ocorra.
A CEEE administra 16 usinas hidrelétricas no RS. As barragens também estão cheias.A barragem do Salto, em São Francisco de Paula, está transbordando. A água está 7 cm acima do limite, mas não há como fazer o rebaixamento pois não existem comportas. Luiz Carlos Tadielo garante que não há perigo das barragens romperem.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), após as chuvas registradas nos últimos meses, os reservatórios das regiões Sul e Sudeste estão com 72% da capacidade ocupada. É o maior nível dos últimos dez anos, o que dá maior segurança energética gerando menos risco de apagão.
(Por Milena Schoeller, Rádio Gaúcha, Clic RBS, 11/01/2010)