Sobe para dez o número de mortos no Rio Grande do Sul por causa dos temporais, só neste ano. No fim de semana, voltou a chover forte e um homem morreu, depois de ser arrastado pela enxurrada, em Três Coroas.
Moradores gravaram cenas do temporal. O município ficou inundado. Sete córregos que cortam a cidade transbordaram.
Também houve deslizamentos de terra e três casas foram destruídas. Outras quatro correm risco de desabar. Um homem de 49 anos foi levado pela água quando tentava resgatar objetos que estavam sendo carregados pela correnteza. Em apenas uma hora e meia, choveu o esperado para o mês de janeiro.
Em Igrejinha, bombeiros usaram botes para resgatar moradores ilhados. O rio já baixou, mas restou a lama, que tomou conta das casas e também do comércio. Em uma loja, a força da água arrancou a porta e levou o que tinha pela frente.
Em Santa Catarina, uma enxurrada provocou estragos em Alfredo Wagner. A água subiu rápido e destruiu pontes e estradas, deixando comunidades isoladas. O vento e a chuva também provocaram danos à rede elétrica. Cem famílias estão desalojadas e dez, desabrigadas.
Em Santa Catarina e no Paraná, ainda pode chover nesta segunda-feira (11). As rajas podem passar de 60 quilômetros por hora no litoral dos dois estados. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo já fica mais aberto.
(G1, 11/01/2010)