Os baixas temperaturas sofridas pela China desde o início do ano deixaram uma parte do mar no litoral do norte do país congelado, uma situação pouco habitual em outros invernos, informou hoje a agência oficial "Xinhua".
Segundo os responsáveis marítimos estatais, se trata da "mais grave situação dos últimos anos" nas águas que banham a província litorânea de Shandong, e pode piorar nos próximos dias já que as baixas temperaturas devem continuar.
Camadas de gelo se estendem até 60 milhas náuticas (110 quilômetros) do litoral e com até 30 centímetros de espessura, tanto no mar de Bohai, ao norte da província, como no Amarelo ao sul, destacou a Administração Estatal de Oceanos.
O gelo surpreendeu mais de 200 navios pesqueiros na baía de Jiaozhou, que estão parados no local à espera de que o gelo derreta. A onda de frio causou problemas de transporte e de fornecimento de energia em todo o país, especialmente no norte, onde cidades como Pequim sofreram, pouco depois do Ano Novo, as piores nevascas em seis décadas.
(EFE / Folha Online, 11/01/2010)