Crianças são salvas pelos Bombeiros depois de encosta cair sobre duas casas
O temporal que atingiu o Vale do Paranhana causou estragos na cidade de Igrejinha. Por volta das 12h30, a chuva fez com que uma encosta deslizasse sobre duas casas na rua Anita Garibaldi, no bairro Garibaldi. Três crianças estavam dentro das residências no momento do acidente. Elas ficaram soterradas em meio à lama, mas foram rapidamente salvas pelos Bombeiros Voluntários da cidade, e levadas ao Hospital Bom Pastor. Nenhuma teve sequer um arranhão.
No bairro XV de Novembro, dois casebres foram levados pela correnteza do rio Paranhana. Os moradores não se feriram, porque já haviam saído de casa. O rio transbordou nos bairros Vila Nova e Centro, e também houve alagamentos nos bairros Cohab e Morada Verde. A Brigada Militar estima que mais de 200 casas tenham sido invadidas pela água, da chuva ou do rio. Os bombeiros de Taquara também foram prestar atendimento na cidade.
A chuva que caiu em apenas quatro horas atingiu a média de todo o mês na cidade de Igrejinha, conforme a Metsul Meteorologia. A precipitação atingiu 100,4 mm. Não há desabrigados. As famílias que tiveram as casas destruídas estão em residências de parentes.
A forte chuva também provocou a destruição de sete casas na cidade de Três Coroas. O Corpo de Bombeiros da cidade atendeu duas ocorrências de casas que estavam nas encosta e foram parcialmente destruídas pelos deslizamentos. No loteamento Semaco, mais três residências foram destruídas e não houve feridos. Na ERS-115, perto da fábrica da Schincariol, duas moradias também foram atingidas e não há registro de feridos. Seis famílias foram deslocadas para o Centro de Idoso da cidade.
A governadora Yeda Crusius informou, por meio do perfil no Twitter, que o secretário estadual de Obras, José Carlos Breda, está a caminho do Vale do Paranhana.
(Por Marjulie Martini, Rádio Guaíba, 10/01/2010)