Desenvolvido e produzido na Stora Enso Arapoti, no Paraná, uma das mais eficientes fábricas de papéis do grupo em todo o mundo, o EcoPress é um papel para imprimir e escrever proveniente de fontes renováveis, que utiliza menos recursos naturais em sua produção se comparada a de outros papéis similares comercializados no país.
Devido às suas características diferenciadas, como a sua cor natural e o acabamento fosco, que aumentam o conforto da leitura, o EcoPress é ideal para impressão de livros, dicionários, cadernos, impressos promocionais e comerciais, formulários contínuos e envelopes. Disponível em bobinas e folhas em diversos formatos, com gramaturas de 56, 63, 70 e 75 g/m², o EcoPress é ideal para impressão em máquinas rotativas e off-set plana, adequado para encadernações com grampo, colagem e costura, e também para processos que envolvam serigrafia ou flexografia.
“Este papel é uma inovação da Stora Enso focada no mercado brasileiro, que reforça o compromisso da nossa empresa em atender às expectativas dos consumidores que buscam produtos diferenciados e cada vez mais sustentáveis”, ressalta Glauco Affonso, vice-presidente de operações da Stora Enso América Latina.
Comercializado a preços competitivos, o EcoPress da Stora Enso apresenta vantagens diferenciadas para as gráficas já que a sua alta opacidade proporciona a impressão com a máxima qualidade utilizando papéis de gramaturas mais reduzidas, o que resulta em menor custo por área de impressão. “Na prática, isto significa uma redução significativa de recursos naturais, menor investimento para as gráficas que compram o produto por tonelada e uma substancial redução no peso das publicações que impacta positivamente no custo de distribuição e transporte”, explica Affonso.
O EcoPress é resultado da política de sustentabilidade que a Stora Enso pratica em todo o mundo e que tem como principais focos o uso exclusivo de madeira proveniente de fontes sustentáveis, práticas que contribuam para a redução dos impactos ambientais de todas as suas unidades, adoção da mesma política de sustentabilidade nos países onde atua e a preocupação permanente com as mudanças climáticas em nível global.
ESALQ atesta eco-eficiência do EcoPress
Segundo o estudo de eco-eficiência e sustentabilidade realizado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, o EcoPress utiliza em média 50% menos madeira em sua produção, pois possui maior eficiência no aproveitamento da matéria-prima e maior rendimento na conversão da celulose em papel. Também consome 40% menos água em média que os papéis tradicionais.
O EcoPress também possui as mais importantes certificações do segmento, como o Cerflor, internacionalmente reconhecido pelo PEFC ( Programme for the Endorsement of Forest Certification) e regulamentado pelo Inmetro, a ISO 9001 e o OHSAS 18001, que asseguram a produção dentro dos padrões legais, respeitando a emissão de efluentes líquidos e gasosos e resíduos sólidos, bem como o padrão de segurança do trabalho adotado pela Stora Enso Arapoti.
“Ser uma empresa ecointeligente significa produzir mais e melhor utilizando menos recursos naturais. O EcoPress representa isso, uma verdadeira inovação no setor de papel que atende plenamente as expectativas da indústria gráfica e também dos seus consumidores”, ressalta Affonso