A próxima reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas ocorrerá na quinta-feira, 14 de janeiro, das 14h às 17h, em Porto Alegre, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). No encontro, serão nomeados como integrantes do Fórum representantes de 12 secretarias do governo do Estado, além da Casa Civil e da Casa Militar, instituições de Ensino Superior, empresas de economia mista e autarquias. Entre as universidades integrantes do Fórum, PUC-RS, UFRGS e FURG já confirmaram a presença de seus representantes.
O evento deve servir de subsídios para discussões que acontecerão paralelamente ao Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do RS (I Ecomma/RS) que visa a debater assuntos relacionados às mudanças climáticas e a relação da saúde com o Meio Ambiente, em março, em Nova Petrópolis. O Fórum deve sugerir ações para o Estado se preparar a fim de enfrentar os problemas climáticos que têm se apresentado no Planeta.
O Fórum foi criado em 2007. Desde então, as mudanças climáticas vêm sendo discutidas em várias instâncias do governo do Estado. Em outubro, a Defesa Civil reuniu-se com as de outros estados da região Sul para definir ações que minimizem os problemas causados por tragédias naturais.
(Governo do RS, 07/01/2010)