Por meio de um decreto presidencial, a Colômbia proíbe definitivamente os veículos de tração animal, substituindo-os por automotores, como motocarros. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes do país, Andrés Uriel Gallego, que disse que um dos objetivos para este ano de 2010 é o desaparecimento dos veículos de tração animal no país.
Da mesma maneira como foi feito em um projeto piloto em Medellín, os proprietários de veículos de tração animal podem substituí-los por veículos motorizados, juntamente com uma capacitação em técnicas de gestão e desenvolvimento de negócios empresariais envolvendo cargas leves, entre outros benefícios.
Grupos de proteção animal já se organizaram pela internet para promover a adoção dos cavalos que são entregues ao governo colombiano por intermédio dos municípios e províncias.
O grupo “Fauna Medellin” criou uma conta de e-mail e um grupo no Facebook chamado “Red de adoptantes de caballos cocheros en Colombia” (veja aqui) para encontrar lares para os cavalos colombianos, que finalmente encontrarão descanso após uma vida de exploração e sofrimento.
Esperamos que tanto o nosso país quanto os demais países do mundo sigam o exemplo da Colômbia e eliminem os veículos de tração animal.
(Por Raquel Soldera, ANDA*, 07/01/2010)
*Com informações de PrensAnimalista