O grupo Peta, que defende os direitos do animais, usou a imagem de Michelle Obama sem seu consentimento em um pôster que elogia a primeira-dama norte-americana por não usar roupas com peles, afirmou a Casa Branca nesta quarta-feira (06/01).
O pôster, que o Peta diz ter colocado em apenas duas estações ferroviárias na capital dos EUA, mostra Michelle Obama ao lados das apresentadoras Oprah Winfrey e Tyra Banks e da cantora Carrie Underwood sob a frase: "Livre de peles e fabulosas". "Nós não autorizamos isso", disse a porta-voz da primeira-dama, Semonti Stephens.
Ela confirmou que Michelle Obama não veste peles, mas que não sabia se ela havia visto o cartaz. A presidente do grupo, Ingrid Newkirk, disse em um comunicado que não pediu à Casa Branca que patrocinasse ou promovesse a campanha, já que "eles não fazem esse tipo de coisa".
Ela afirmou, no entanto, que Michelle Obama emitiu um comunicado indicando que não quer vestir peles e "o mundo deveria saber que sob a visão do Peta, isso a torna fabulosa".
(Por Ross Colvin, Reuters / UOL, 06/01/2010)