Além da ponte de Agudo, pelo menos outras oito estruturas caíram desde a segunda-feira em razão das enxurradas no Estado. Segundo a Defesa Civil, foram registradas uma queda em Arroio do Tigre, três em Barros Cassal, duas em Espumoso e uma em Fontoura Xavier.
A força de uma enxurrada pôs abaixo também uma ponte em Estrela Velha, no Vale do Taquari, mas essa ainda não era contabilizadas pelo órgão. Parte da travessia – cerca de 20 metros, de um total de 60 – foi carregada pelas águas do Rio Jacuizinho, que chegaram a deixá-la submersa. Somente quando as águas cederam, na manhã de ontem, foi possível ver a destruição no local.
A queda traz prejuízos para Itaúba, com cerca 1,5 mil habitantes. Como a distância dessa localidade para a sede é de 18 quilômetros, a mesma percorrida para chegar até Arroio do Tigre, muitos moradores optavam por ir à cidade vizinha. Agora, para chegar até Arroio do Tigre, os moradores da localidade precisam percorrer cerca de 50 quilômetros.
A maior parte das outras estruturas está em situação semelhante. Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Aurivan Chiocheta, as construções comprometidas estão situadas em estradas municipais ou acessos de chão batido. Elas medem entre 70 e 100 metros de comprimento.
(Zero Hora, 07/01/2010)