A campanha chamada "Jogar para a Vida" é uma acção conjunta entre a ONU e a Puma, que pretende apoiar a biodiversidade mundial e tem especial incidência no continente africano, pela sua variedade em habitats e espécies.
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, anunciou nesta quarta-feira, uma parceria com a Puma que tem como objectivo apoiar o Ano Internacional da Biodiversidade, uma iniciativa lançada pelas Nações Unidas, para o ano de 2010. Esta acção conjunta foi anunciada numa conferência de imprensa em Nairobi, no Quénia e contou com a presença do Capitão da equipa de futebol dos Camarões, Samuel Eto'o.
Biodiversidade
O órgão das Nações Unidas, diz que a campanha chamada "Jogar para a Vida" visa apoiar a biodiversidade mundial e incide especialmente no continente africano, pela sua variedade em habitats e espécies.
De acordo com o Pnuma, nove dos 35 locais mais ricos em biodiversidade do planeta encontram-se em África, bem como os reservatórios de plantas e de vida animal mais ameaçados da Terra. O alvo desta campanha são os adeptos de futebol e público em geral que assistirá a eventos mundiais deste desporto, como é o caso do Campeonato do Mundo deste ano, na África do Sul.
"Kit Unidade África"
Na conferência de imprensa a Puma revelou que a captação de recursos será feita através do novo e revolucionário "Kit Unidade África", o primeiro kit de futebol do mundo, desenhado para ser usado pelas 12 equipas nacionais de futebol africanas, patrocinadas pela marca.
A Puma afirma que os lucros de vendas do kit aos adeptos, irão ajudar a financiar programas de apoio à biodiversidade em África, em especial de protecção a espécies ameaçadas, como leões, elefantes, gorilas e a raposa do deserto.
O órgão da ONU diz que as equipas africanas ao apoiarem o "Kit Unidade África" estão a contribuir para a consciencialização da importância dos assuntos ambientais, numa altura em que o mundo está de olhos postos no Mundial de Futebol, na África do Sul .
(Por Ana Ventura Miranda, Rádio ONU, 06/01/2010)