O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está aproveitando o recesso do programa Bota Fora, que atendeu 199 vilas de Porto Alegre durante o ano passado, para fazer uma ação de conscientização no Centro Histórico. A intenção é de informar e esclarecer moradores e comerciantes sobre os diversos tipos de serviços do DMLU e, principalmente, sobre os horários das coletas do lixo.
A solicitação de cooperação da Assessoria Comunitária (Asscom) partiu do gerente de operações da Seção Centro, Franco Marques, que constatou no bairro um grande desordenamento no descarte cotidiano do lixo. Segundo a coordenadora da Asscom, Cíntia Elizabete dos Santos Ferreira, a idéia é aproximar o DMLU da comunidade e, a partir desse estreitamento de relação, obter um comprometimento maior das pessoas em geral com a limpeza urbana, minimizando o problema de atuação dos catadores informais.
A ação de conscientização no Centro Histórico, iniciada na última semana de dezembro, seria encerrada hoje, 6, mas a boa aceitação por parte da população aumentou a demanda e levou a uma prorrogação do trabalho por mais uma semana, com abordagem pessoal e distribuição de panfletos. “Muitas pessoas nos agradecem pelos esclarecimentos e nos cumprimentam pela iniciativa”, conta Cíntia. A informação mais solicitada tem sido o horário da coleta seletiva, que acontece duas vezes por semana e sempre no turno da manhã, e a principal orientação que o DMLU leva aos comerciantes do bairro é para não descartarem seu lixo comum nas novas lixeiras de rua.
O trabalho da Asscom também tem recebido o apoio de associações no bairro. O Movimento Viva o Gasômetro e a Associação dos Moradores do Centro são exemplos de parceiros na iniciativa. A ação de conscientização já percorreu as ruas André da Rocha, 24 de Maio, Duque de Caxias, Riachuelo, Fernando Machado, Demétrio Ribeiro e Washington Luís; durante a próxima semana estará inicialmente nas transversais General Canabarro, Vasco Alves e Espírito Santo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 06/01/2010)