O governo da China pediu nesta quarta-feira (04/01) a centenas de milhares de pessoas que deixem de usar água do rio Amarelo, o segundo maior do país, depois do vazamento de um duto ter jogado cem toneladas de diesel em um de seus afluentes.
O vazamento na Província de Shaanxi foi o mais recente desastre ambiental registrado em rios chineses, considerados os mais poluídos do mundo. O diesel vazou na quarta-feira de um duto danificado para o rio Wei, que deságua no rio Amarelo, fonte de abastecimento de água para milhões de chineses.
Três Condados e uma zona industrial da Província receberam ordens de interromper o uso da água do rio, segundo uma nota divulgada pelo governo local. Somadas, as quatro regiões têm 850 mil habitantes.
O alerta contradisse informações iniciais de que a água contaminada havia sido contida após funcionários terem cavado diversos canais e usado barragens flutuantes e agentes de solidificação para tentar parar o derramamento de diesel.
O rio Amarelo registrou acelerada piora na qualidade de suas águas nos últimos anos, com o aumento da descarga de dejetos por indústrias e a redução do nível da água por conta do desvio para cidades.
O Ministério do Meio Ambiente chinês tem tentado fechar indústrias poluidoras localizadas ao longo dos principais rios do país, mas seus poderes são limitados porque departamentos de proteção ambiental estão sob o controle de governos locais.
(Folha de S. Paulo, 05/01/2010)