Agência da ONU afirma que a campanha "Mil Milhão de Árvores" teve um ano extremamente importante porque alcançou e ultrapassou o seu objectivo de cerca de uma árvore por pessoa; a campanha visa ser uma forma de expressão pública aos desafios das mudanças climáticas.
O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, considerou que a campanha "Mil Milhão de Árvores" teve resultados muito significativos em 2009 porque ultrapassou o seu novo objectivo de ter 7 mil milhões árvores plantadas no mundo, uma por cada pessoa do planeta.
A campanha foi lançada em Novembro de 2006 na Conferência sobre Mudanças Climáticas de Nairobi, e é uma iniciativa a nível global de plantação de árvores.
Sucesso
O sucesso do projecto, que acabou com um balanço final de 7,4 mil milhões de árvores plantadas, deve-se à participação colectiva de pessoas de todas as partes do mundo de diversas áreas e sectores.
Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, o objectivo inicial era de plantar 1 mil milhão anualmente como forma de expressão pública aos desafios das mudanças climáticas e também à degradação das florestas e ecosistemas.
Em 2008, o Pnuma aumentou o seu objectivo para 7 mil milhões de árvores, cerca de uma árvore por pessoa, até à Conferência de Copenhaga no mês de Dezembro do ano passado.
Líderes
Este número foi alcançado e ultrapassado em Setembro passado ainda antes do governo chinês se associar oficialmente à campanha.
Os países líderes em plantação de árvores incluem a Etíopia, Quénia, Turquia , México, Cuba, Indonésia e a República Popular da China.
(Por Ana Ventura Miranda, Rádio ONU, 05/01/2010)