O presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT), estará nesta quarta-feira (6) visitando municípios atingidos pelas fortes chuvas. O parlamentar convidou os membros da Mesa Diretora e deputados das regiões para prestar solidariedade às comunidades prejudicadas e contribuir na agilização do atendimento.
Os parlamentares encontram-se às 10h30, na RSC-287, na ponte entre Santa Cruz e Candelária, no Vale do Rio Pardo, e logo após visitam o trecho entre Candelária e Agudo onde desabou parte da ponte sobre o rio Jacuí, quando pelo menos 20 pessoas caíram na água. Esta região é uma das mais prejudicadas do RS.
À tarde, os deputados devem visitar outros municípios e regiões como é o caso de Faxinal do Soturno, na região Central, fortemente atingida pelos temporais desta semana. Pelo menos quatro pessoas já morreram e centenas estão desalojadas ou isoladas em várias localidades.
O Parlamento gaúcho criou, em 24 de novembro, uma Comissão de Representação Externa para ajudar os municípios prejudicados com as fortes enxurradas ocorridas no período. A articulação do Legislativo garantiu que o governo federal liberasse R$ 212 milhões em dezembro direto aos municípios, com rapidez e em grande volume, registra Pavan, que negociou com a União estas medidas de socorro, um dos principais pedidos dos prefeitos.
“Neste momento de tragédia queremos prestar nossa solidariedade às famílias para ajudar a resolver os problemas enfrentados por estas comunidades”, ressalta Pavan.
(Por Stela Pastore, AL-RS, 05/01/2010)