Paciente é índio que vive em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.
Foi confirmado o primeiro caso de nova gripe entre índios da tribo yanomami no Brasil, na segunda-feira (4), segundo informações do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque.
O material para exame foi coletado no dia 20 de dezembro, segundo Albuquerque. O resultado da análise laboratorial feita pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, foi positivo para a doença.
O paciente é um homem, que vive em uma aldeia no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM). “Ele foi atendido, mas se recuperou bem e agora está curado. Já saiu também do período em que há risco de transmissão para outras pessoas”, disse Albuquerque ao G1.
De acordo com Albuquerque, funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funasa) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado foram enviados para o município. “A equipe deve chegar à região na quinta-feira (7) para avaliar a situação e levar medicamentos. Esse foi o único caso confirmado em laboratório. Não temos informações se há outras pessoas contaminadas na aldeia”, afirmou.
(Por Luciana Rossetto, G1, 05/01/2010)