Copa, que será no Brasil, terá subsede na Amazônia. Onça pintada é o bicho mais querido entre leitores.
A três anos e meio da Copa chegar ao Brasil, internautas da comunidade Globo Amazônia no Orkut já querem garantir que o mascote oficial seja um animal brasileiro. De preferência, em extinção. “Em 2014 o Mundo estará de olho no Brasil! O momento é esse!”, afirma um usuário que criou um perfil na rede social para promover a Copa em Manaus.
Entre araras azuis, tucanos, peixes-boi, saguis e botos-cor-de-rosa, quem disparou na preferência dos orkuteiros foi a onça-pintada. “É um animal muito belo e guerreiro, pois luta para sobreviver (ela é brasileira e não desiste nunca).”, diz a internauta Maria Juliana Klein.
Se o critério fosse escolher um animal exclusivo do Brasil, a onça estaria fora. Ela ocupa um território que vai desde o norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos, mas é mais conhecida no Brasil porque já deixou de existir na natureza na maior parte da América. A Amazônia é um dos seus últimos refúgios.
Saci e Pelezinho
Ese a onça se consolidar como o animal preferido dos internautas, ainda terá que brigar com os poderes mágicos do saci e com as habilidades do Pelezinho.
O grupo Sosaci (Sociedade Brasileira de Observadores de Sacis), guardião do folclore brasileiro, quer a entidade sapeca como símbolo da Copa. Na visão deles, o menino de uma perna só simboliza a cultura do país, que também merece preservação.
Já Pelezinho, que vem dos quadrinhos infantis, é defendido por ninguém menos que Maurício de Souza – que inventou o personagem – e o próprio Pelé em pessoa. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, o desenhista afirmou que Pelezinho representa o mundo do futebol e simboliza nosso maior atleta.
A onça aguenta a peleja? Precisa ser substituída por algum bicho mais feroz – uma sucuri ou jacaré-açu? Ou a Copa precisa de um bicho mais fofinho – um boto ou peixe-boi? Dê sua opinião na comunidade do Globo Amazônia no Orkut.
(Globo Amazônia, 04/01/2010)