O prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo, comemorou ontem, ainda em viagem a Brasília, a publicação de mais um edital de concorrência pública referente ao processo exigido para a execução dos trâmites legais da nova Barragem da Arvorezinha em Bagé.
“Considero que esta seja a grande notícia para começarmos o ano de 2010 com o pé direito”, exultou o prefeito, ao destacar que o município tem dedicado um esforço muito especial para a concretização da nova barragem. “Realizamos uma audiência pública, obtivemos a licença prévia junto à Fepam e, agora, com mais este edital, damos mais um passo rumo à construção da barragem”, ressaltou.
A diretora do Daeb, Isabel Aydos, destaca a importância de mais este passo. “Estamos cumprindo mais uma etapa necessária de acordo com os trâmites exigidos e previstos desde o início”, registrou. Explica que o processo da barragem prevê a publicação de três editais. O primeiro, já publicado, está em andamento e visa à contratação de uma empresa para a avaliação das áreas que serão desapropriadas.
Já o edital publicado ontem, é referente à contratação de uma consultoria que deverá cumprir três planos. A primeira parte é a realização de projetos executivos complementares. A segunda se refere ao desenvolvimento de um plano básico ambiental para atender exigências da Fepam “A licença prévia possui itens que temos que cumprir. São cerca de 18 programas que temos que elaborar e implementar para a liberação da licença de instalação”, comentou. E por fim, a terceira exigência é o gerenciamento e a supervisão da obra. Isabel antecipou ainda que o terceiro edital, que tem previsão de ser publicado até o final de janeiro, é para a obra propriamente dita.
“Agora, temos em 2010 um ano de intenso trabalho para a viabilização desta obra”, concluiu o prefeito.
(Jornal Minuano, 04/10/2010)