As praias paulistas fecharam 2009 com ligeira melhora na qualidade das suas águas para banho e recreação, de acordo com a mais recente avaliação da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo).
A mudança foi mais acentuada em Mongaguá. Na medição anterior, as praias Central, Santa Eugênia e Vera Cruz estavam impróprias para banho. Nesta semana, estão menos poluídas e podem receber banhistas. Em Santos, os banhistas também podem aproveitar a praia de Aparecida, que melhorou suas águas. As praias de José Menino e Aparecida continuam inapropriadas.
Na região de Praia Grande, a maior parte das praias continua imprópria para banho. No litoral norte, houve melhora em São Sebastião, onde a praia Deserta está apropriada. Na cidade, devem ser evitadas as praias de Portal da Cruz, Porto Grande e São Francisco. Em Ubatuba, os banhistas devem evitar as praias de Itaguá, Perequê-Mirim e Santa Rita. Em Caraguatatuba, as praias de Cocanha e Indaiá continuam impróprias.
Rio
No Rio de Janeiro, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) apontou piora nas águas de Copacabana. Flamengo, Ipanema, Leblon, Leme, Botafogo, São Conrado e Urca continuam impróprias para uso.
(Folha de S. Paulo, 01/01/2010)